quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Decisões bem decididas

Salmo 81.10-14
10)Eu, o Senhor, sou o único Deus! Eu tirei Israel da escravidão no Egito. Ainda hoje sou capaz de lhes dar tudo que vocês quiserem!
11) No entanto o meu povo não quis Me dar ouvidos; Israel não quis o meu amor.
12) Por isso, vou deixar os israelitas teimosos fazerem sua própria vontade e seguirem pelos seus caminhos errados!
13) Ah, seria tão bom se Israel me obedecesse, se o meu povo andasse pelos meus caminhos!
14) Então Eu destruiria rapidamente os seus inimigos! Minhas mãos cairiam depressa sobre os adversários de Israel.

Há alguns anos atrás estávamos envolvidos em um projeto musical chamado "Louvor no Parque", a idéia era fazer um momento de muita música e animação num fim de tarde de sexta feira, a primeira de cada mês.

O entusiasmo era geral, alguns dias antes de ocorrer o evento havíamos conseguido a cota para o aluguel do som, a despesa mais cara do evento na época.

Então fiquei de pegar o $$$ e fazer o pagamento, fui ao local pegar a grana e fiquei conversando animadamente com um outro organizador do evento... até me dar conta que era muito tarde e que precisava ir (já eram mais de dez da noite).

Saí de lá (perto da UFC benfica) peguei o ônibus e desce na avenida Duque de Caxias, tinha costume de colocar qualquer valor grande na sola do tênis para evitar que, se assaltado, levassem-no. Na época eu morava no centro da cidade na rua Princesa Isabel, desci em frente a esta rua e... senti uma voz que falava claramente:

"Não vá por esta rua, vá pela outra paralela"

A "rua paralela" era a avenida do Imperador, bem mais iluminada e movimentada que minha rua, "ainda assim seria uma perda de tempo" - pensei. E continuei a seguir pela mesma rua.

Já estava no meio da primeira quadra (eram cinco até chegar em casa) quando senti a mesma voz "falar":

"Não vá por esta rua, vá pela outra paralela"

Foi aí que resolvi não "teimar", afinal o esforço não seria muito grande, andaria talvez uns 100 metros a mais...

Se tivesse que citar uma qualidade de Deus a partir desse fragmento diria de bate - pronto : CAVALHEIRISMO ! Nosso Deus não interfere quando não permitimos, ele bem respeita nossa vontade (e teimosia) independente de onde isso possa nos levar...

Porque será que Deus "prefere" não interferir em certos momentos de nossa vida? Creio que precisamos nos "convencer" de uma maneira mais prática, ainda que isto possa ser doloroso em certos momentos...

Quando ele fala: "Ah, seria tão bom se Israel me obedecesse, se o meu povo andasse pelos meus caminhos!" Podemos sentir o amor de um Pai que lamenta muito quando o filho não faz o que ele recomenda, esse próprio pai sofre quando a teimosia ou obstinação de seu filho o leva para o desastre, mas Ele também sabe que esse filho tem maturidade suficiente para decidir sobre o certo e errado.

Deus, como um pai amoroso, nunca se cansará de nos avisar do perigo iminente, mas em certo momento, ante a nossa decisão. Tomará a (dolorosa) decisão de respeitar a nossa vontade.

E mesmo que soframos com as consequências de nossa deicisão, tem o coração cheio de misericórdia para nos perdoar e nos ensinar o certo caminho.

Decisões bem decididas a todos!!!



Ah sim!! Não terminei a história

Chegando em casa (já passava das 11 da noite) vi alguns familiares e vizinhos que voltavam exatamente do caminho que eu faria.
Achei estranho estarem voltando dali àquele horário e tantas pessoas (pelo menos umas dez)
Perguntei: O que vocês estão fazendo aí?

Minha mãe falou bastante abalada:

"Uns marginais acabaram de assaltar um rapaz a uma quadra daqui!
Bateram bastante e levaram o tênis dele"

Nenhum comentário:

Postar um comentário